Advogado de Direito Penal é aquele que atua na defesa e interesse dos clientes envolvidos com imputações e ou infrações criminais. Todo o acusado tem o direito constitucional de ser assistido por um advogado durante os atos que envolvem a acusação de prática de qualquer crime, inclusive durante a fase de investigação. Aqui colocamos nosso conhecimento a serviço do cliente, de forma personalíssima e confidencial.
A presença e assistência de um advogado ao preso em flagrante é garantia constitucional para que nenhuma ilegalidade seja cometida.
O inquérito policial é o principal instrumento para a coleta de provas de ocorrência de crime e respectiva autoria, conduzido pela Polícia Civil ou pela Polícia Federal. A atuação do advogado de defesa, desde o primeiro momento, é essencial.
O processo criminal tem início com a denúncia feita pelo promotor. Essa denúncia deve obedecer a uma série de requisitos e possuir uma justa causa. A defesa realizada desde o início poderá identificar a melhor estratégia e mais segura linha de trabalho, apontando os fatos e fundamentos para que a lei penal seja aplicada da forma mais benéfica possível ao acusado.
Nem sempre as medidas coercitivas de prisão são aplicadas da forma mais adequada. O trabalho do advogado criminalista por vezes é fundamental para que a liberdade do acusado não seja tolhida de forma desnecessária.
O também chamado ‘remédio constitucional’ é o principal instrumento de defesa contra atos ilegais ou abusivos de prisão ou sua ameaça, bem como contra denúncias, inquéritos e ações penais sem justa causa.
O Tribunal de Júri é um procedimento criminal destinado a julgar crimes contra a vida. A atuação do advogado criminalista deve ser a mais esmerada possível, uma vez que uma condenação, mesmo injusta, pode resultar em elevadas penas.
A Constituição Federal garante a todos o direito ao duplo grau de jurisdição, ou seja, ninguém será definitivamente condenado podendo levar seu caso a instâncias judiciais superiores. Os recursos criminais, por vezes, tem o poder de corrigir erros e injustiças cometidas em decisões das instâncias inferiores.
Em alguns casos, somente a vítima pode processar o acusado da prática do crime. Nesses casos existem regras especiais, cuja inobservância poderá inviabilizar o processo. Temos reconhecida experiência em ações dessa natureza.
O advogado criminalista pode, por interesse da vítima ou de sua família, atuar também na acusação, juntamente com o Ministério Público. Nestes casos, buscará a aplicação mais severa da lei penal.
Clique na área de atuação de seu interesse para saber mais.